Nosotras, las mujeres.



Entrevistador: Grande parte da sua obra é alusiva à sua própria imagem. Porquê?
Frida Kahlo: Pinto-me a mim própria porque estou muitas vezes sozinha e sou o assunto que conheço melhor.
Entrevistador: Sabe-se que só começou a pintar depois do acidente trágico que sofreu.Porquê?
Frida Kahlo: Pintar completou a minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas que teriam preenchido a minha vida. A minha pintura tomou o lugar de tudo isso. Creio que trabalhar é o melhor.
Entrevistador: Apesar das dores que sentiu, é uma pessoa muito alegre. Sei que adora uma bebida tipicamente mexicana.
Frida Kahlo: Eu bebo para afogar as minhas mágoas, mas as malvadas aprenderam a nadar! (risos) É preciso ter força para relaxar, rir, ser leve, a tragédia é ridícula.
Entrevistador: Entre a doença e os desamores, sente-se feliz?
Frida Kahlo: Não estou doente, estou partida! (risos) Mas sinto-me feliz por continuar viva, enquanto puder pintar.
Entrevistador: De algum modo pode-se intitular algumas das suas obras como surrealista?
Frida Kahlo: Pensam que sou surrealista. (risos) Não sou… Não pinto sonhos, só a minha própria realidade



No final dos anos 1950 e início dos anos 1960 no México, a cantora , costa riquense , Chavela Vargas, vestia roupas de homens, bebia e fumava charutos como qualquer um, carregava uma arma com ela e era famosa por seu amor às mulheres. 
Viveu um intenso romance com Frida Kahlo, anos depois foi resgatada do ostracismo pelo cineasta e Papa, Pedro Almodovar.
Em 2000, Chavela Vargas foi premiada com a Grande Cruz da Espanha de Isabel la Católica, mais alta honraria de reconhecimento artístico-cultural do país, na época em que assumia publicamente o orgulho lésbico aos 81 anos.

"Eu tive que lutar para ser eu mesma e ser respeitada.  
Tenho orgulho de carregar esse estigma e me chamar de lésbica.  
Eu não vou vangloriar-lo ou transmiti-lo, mas eu não nego isso. Eu tive que confrontar a sociedade e a Igreja, que diz que os homossexuais são condenados. Isso é um absurdo.  
Como pode alguém que nasceu como de forma igual ser julgado?
Eu não faziam aulas de lésbicas. Ninguém me ensinou a ser assim. 
Eu nasci assim, a partir do momento em que eu abri meus olhos neste mundo.
Eu nunca fui para a cama com um homem. Nunca.  
É assim que eu sou pura, eu não tenho nada para se envergonhar.
Meus deuses me fizeram do jeito que sou. "

Chavela Vargas, Jornal El País de Madrid em Outubro de 2000.

01. - Gabino Barreras - 3:25"
02. - Los dos hermanos - 3:00"
03. - Anselma Guzman - 3:42"
04. - Valentin de la sierra - 2:59"
05. - Heraclio Bernal - 3:24"
06. - Juan charrasqueado - 3:35"
07. - Simon Blanco - 4:16"
08. - Lucio Vazquez - 4:13"
09. - Felipe Angeles - 3:32"
10. - Valiente Quintero - 4:24"
11. - Benjamin Arguilero - 3:49"
12. - Benito Canales - 3:08"